domingo, 22 de janeiro de 2012

Aquecimento com Marcelo Tas

Curso de Mídias na Educação


Nossa segunda atividade da disciplina Sociedade, Cultura e Tecnologias será a partir da entrevista do Marcelo Tas, publicada no livro Cultura Digital.br.


Para localizar o livro, use a ferramenta de busca Google, colocando o título do livro. Provavelmente vcs verão abaixo do primeiro resultado um link indicando o livro para ser baixado. Baixem o livro inteiro e leiam a entrevista dada pelo Marcelo Tas. Para saber as páginas, consulte o índice ou nosso plano de displina.


Feita a leitura do texto, gostaria que discutissem:


1. O entrevistado diz que valorizamos demais o termo digital, quando tudo é cultura. Ao falar sobre isto ele chama a atenção para dois polos, a superstimação e a subestimação da tecnologia. Trace um paralelo entre as ideias do entrevistado com as ideias de Lucia Santaella, no texto discutido em nosso alongamento, quando ela se refere a definição de mídia.


2. Temos enfrentado alguns problemas com o Moodle em nossa disciplina e tenho solicitado que usem outras ferramentas disponíveis na Internet para postarem suas respostas. Discuta esta relação com a afirmação do entrevistado: "Inventou-se a motocicleta e a gente fica falando do pneu, do aro, do banquinho e não falar da viagem que a gente tem para fazer com a moto." (pp. 234)


3. O que é relevância e discernimento, defendidos pelo entrevistado.


4. Na entrevista Marcelo Tas fala sobre educação, função de professor e a tecnologia. Discuta o pensamento dele, vinculando-o com outro autor da área de educação.


5. "Então a gente já vive imerso nesta gelatina de informação e cada pessoa tem o seu filtro, sua maneira de se relacionar com isso." (pp 241). Comente esta afirmação tendo por base a caracterização da cultura digital ou cibercultura em Lucia Santaella.


Onde postar sua discussão?


Blog, Facebook, YouTube, Orkut, Moodle ou qualquer outro serviço de livre acesso da Internet.


Finalmente, cada cursista deve ir a uma resposta de um colega e comentar criticamente o texto elaborado.

69 comentários:

  1. Caro professor!!gostaria de saber se somente os alunos do grupo 2 estão sendo orientados pelo senhor???
    pois sou do grupo 1
    grata
    glauce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta atividade é para ser realizada por todos os alunos do Curso de Especialização em Mídias na Educação.

      Excluir
    2. Oi Glauce,
      Todos os grupos possuem seus orientadores específicos, eu não acompanho nenhum grupo específico, mas todos. Como não consigo comentar todos os posts, tenho feito comentários para os primeiros que respondem a atividade, independemente de que polo ou turma pertençam. Abs

      Excluir
    3. Vamos começar PessoALL?????!!!!!!
      1. O entrevistado diz que valorizamos demais o termo digital, quando tudo é cultura. Ao falar sobre isto ele chama a atenção para dois polos, a superestimação e a subestimação da tecnologia. Trace um paralelo entre as ideias do entrevistado com as ideias de Lucia Santaella, no texto discutido em nosso alongamento, quando ela se refere à definição de mídia.

      GAAM – Claro, tudo é cultura, desde que o mundo é mundo, porém, a própria Santaella consegue caracterizar diferentes formações culturais (a oralidade, a escrita, a cultura impressa, a cultura de massa, a cultura das mídias, a cibercultura). Basicamente, o que caracteriza estas formações são os meios predominantes na sociedade e que suportam as mensagens produzidas pelas pessoas. A cibercultura é apoiada tecnicamente pela mídia digital e é, atualmente, a formação cultural emergente, contemporânea. Por isso fala-se muito dela, até mesmo na tentativa de compreendê-la melhor.
      Tas se refere àqueles que superestimam os meios, isto é, não conseguem ir além dos meios, esquecendo-se das mensagens (cultura) subjacentes a eles ou da cultura de que estão impregnados. Nós professores nos comportamos assim quando insistimos no aprendizado, no domínio técnico, nas tecnologias como simples ferramentas. Elas são mais do que isso, porque são veículos de comunicação que estão revolucionando a forma de ser da sociedade...

      Excluir
    4. Eu chamaria os superestimados de otimistas, ou deslumbrados. Os que usam os meios e os consideram apenas meios, diria que são os céticos de Santaella ou os subestimados de Tas.

      Excluir
    5. O mundo passa por transformaçoes contínuas desde que surgiu o universo, e saber se adaptar as novidades que aparecem constantemente é uma arte que precisamos desenvolver, principalmente se levarmos em consideração a rapidez com que elas acontecem nessa nova era digital, onde tudo é instantâneo e imediato. Não podemos superestimar esses meios, fazer deles o centro de nossa vida, pois apesar de estarem cada vez mais eficiente, podem falhar, precisamos saber usar-los, usar no dia-a-dia, mas também, conseguir ficar sem eles por um tempo. Podemos usar o celular como exemplo. As vezes ele nem toca, mas se ficar sem sinal, ou sem bateria e nao tivermos como resolver o problema de imediato, nos sentimos perdidos.
      Mas também, nao podemos subestima-los. Precisamos conviver com as tecnologias o tempo todo, mesmo que nao queiramos: num banco, numa loja, num supermercado, até na hora de cuidar da saúde. Então, mesmo que não sejamos viciados, precisamos saber usar, para não passar por alienado tecnologico.
      Como tudo na vida, o que precisamos é saber dosar a quantidade que utilizamos e teremos uma ferramenta aliada no nosso dia-a-dia.

      Excluir
    6. Concordo com você, pois como disse temos que ter cuidado para não ficar alienados, pois imagine se acontece um blecaute, e esse blecaute perdure por mais de 48hs? Ou até mais...Como professora Alfabetizadora, tudo começa no aprendizado dos códigos, sem a cultura oral e a cultura escrita, jamais o homem poderia ter evoluido tanto!Um professor com uma luz de vela, lamparina, lâmpião, ou a luz do dia e um lápis, faz muitas coisas e sem a energia que move todo esse meio tecnológico, como seria? É claro que falo isso somente como forma de reflexão, não que eu queira que isso se realize, longe de mim, adoro minha sala de aula com ar condicionado e a facilidade de um diário eletrônico e atividades xerocopiadas.TER COMO ALIADOS(como você mesmo diz) facilitará o ensino aprendizado.Sabemos também que diminuiu em 90% da papelada, com o uso do diário eletrônico, dando mais tempo ao professor para realizar outras atividades.

      Excluir
    7. É, temos sim que usar as tecnologias a nosso favor, para otimizar os processos, e não para nos fazer escravos delas. Precisamos antes de tudo, valorizar as pessoas que estão por trás dessas mídias, inserindo as informações, criando-as antes de tudo, pois elas é que são as verdadeiras pérolas da era digital. E você está certa, quando a tecnologia ainda era coisa do futuro, talvez a aprendizagem acontecesse de forma até mais eficaz, pois realmente conseguia atingir o sujeito que estava em busca dela, sem desviar sua atenção para tantos lados como agora temos possibilidade. Como diz Marcelo Tas, sabemos de coisas de outros países tão rápido quanto elas acontecem e não conhecemos a nós mesmos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nossa agenda observa a postagem de nova atividade toda terça-feira. O prazo de realização é até o sábado, para os orientadores poderem ler, comentar e ainda haver tempo para complementação, quando necessário.
      Abs

      Excluir
  3. Professor, gostaria de dar a sugestão de que as atividades sejam entregues sempre num prazo que vá até domingo à noite, como a anterior, atividade sobre o artigo de Lúcia Santaella, assim teremos mais tempo no final de semana para elaborar com tranquilidade e qualidade as atividades propostas.Grato
    Herlys Marx

    ResponderExcluir
  4. Oi Herleys,
    Tivemos uma sugestão parecida, vamos discuti-la amanhã com a coordenação do curso. Por enquanto devo preservar um prazo também para a leitura e considerações dos orientadores, evitando acúmulo de atividades. Por enquanto tendo a considerar que os exercícios não tomam tanto tempo assim, possibilitando a feitura em algumas horas ao longo da semana, formando um hábito. Mas discutiremos amanhã, ok? Obrigado pela sugestão. Abs

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde!
    A minha discussão relativa a esta atividade está postada na url abaixo:
    http://mafiquim.blogspot.com/2012/01/marcelo-tas-lucia-santaella-e-vani.html
    Peço um pouquinho de compreensão pois ainda na tive tempo de revisar o texto por completo. Por isso mesmo os comentários e sugestões de vocês serão muito bem-vindos. Fiquem a vontade para comentar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, não se esqueça de postar a URL da sua atividade no ambiente, para que orientador e colegas possam ver e comentar tb. Abs

      Excluir
  6. Em qual lugar do ambiente é para ser postada a atividade ou o URL professor? ABraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Claudinéia,
      Acesse o mooodle/Aquecimento, eu e Gilda postamos tópico de discussão, onde vocês (Pólo Goianésia) devem informar a URL de onde publicaram seus comentários. O que facilitará o acompanhamento nosso e dos colegas.

      Abraços,
      Sirleny

      Excluir
  7. Boa Tarde Prf.
    Fui orientada a postar a atividade até dia 29/01. Estou aguardando outras postagens para comentar.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  8. Percebemos que o uso das TIC além de estar inserida em nosso cotidiano é também uma praticidade que não se aplica somente a adaptar-se a elas, mas sim usá-las ao nosso favor. O mesmo tem que se tornar hábito para profissionais da educação e escolas. O momento além de especial para um grande alavancar assim temos a favor do ensino. A educação vive um momento especial neste quesito em que se pode dar um grande salto pedagógico de qualidade valendo-se de toda essa tecnologia. “E essa nova era faz isso, tira tudo do pedestal, coloca coisas extremamente diversas na mesma disponibilidade. Se a gente souber usar melhor todas as ferramentas tecnológicas disponíveis, a vida vai melhorar”. Marcelo Tas, http://www.blogacesso.com.br/?p=942

    ResponderExcluir
  9. Prof. Cleomar sei que a idéia é de que a leitura durante a semana se torne um habito, beleza... porém para realizarmos as atividades propostas seria muito importante termos um fim de semana.Todos trabalhamos muito, alguns até demais. E se não tivéssemos que postar nossas atividades tão correndo entre um serviço e outro e ainda durante a semana creio que elas teriam melhor qualidade e seriam mais prazerosas de serem realizadas, as vezes não dá nem pra revisar o que postamos o que dirá complementá-los com outras pesquisas bibliográficas... Vamos levantar ainda mais o nível qualitativo das discussões dos temas? Nos possibilite isso. Qdo optamos por um curso nesse formato geralmente é pq só podemos nos dedicar totalmente nos fins de semana. Esse é o perfil dos seus alunos.
    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edleia,
      Certamente pretendemos melhorar o nível de aprofundamento de nossas conversações e vivências. Hoje tive reunião pedagógica com profa. Kellen e com prof. Márcio e abordei esta questão. Entendo que o curso como um todo se organiza a partir de algumas premissas organizacionais, incluindo esta, de ordenação das atividades ou da semana de atividades, o que me impede de tomar decisões isoladas. Entendo que cabe à coordenação do curso tratar deste assunto. De minha parte eu entendo que não devemos tratar o curso como curso de fim de semana; pelo contrário, creio que a criação de hábito de acesso e trabalho diário seja premente e necessário. Mas, como disse, deixo a decisão para a coordenação do curso.
      Abs,
      CR

      Excluir
  10. http://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=181458731955931&id=100002754153022 Eis aí o link para a minha atividade! Se nao tiver acessivel ao público, por favor me avisem, pois eu selecionei a opção, mas nao sei se ficou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keyde,
      Não entendi o que vc compreendeu sobre o que é mídia. poderia me explicar? Também não me sinto respondido na quarta questão, visto que vc não usou nenhum pensador de Educação, como solicitado. Quando vc diz que a Internet coloca "literalmente" o mundo em nossas mãos, acho que vc se equivoca com o termo literal, que significa de fato, em sentido real. E literalmente nada coloca o mundo em um mão. Sempre será em sentido figurado, conotativo, nunca literal. Também tendo a discordar de você quando afirma que estamos a mercê da informação. Creio que estabelecer um filtro que, fazendo uso de discernimento, selecione informações relevantes para cada um de nós faz com que a informação esteja a nossa disposição e não o contrário. Neste ponto, que está na questão 5, também gostaria de ouvir mais de você.
      Abs.

      Excluir
    2. Professor, entendo que mídia seja todos os meios de comunicação, todo e qualquer meio que seja usado para divulgar uma informação. Então, a escrita rudimentar já era uma forma de mídia e veio tomando outras configurações ao longo do tempo, até chegar ao que conhecemos hoje, com tanta diversidade de meios e com a rapidez quase que instantânea.
      Concordo com você quanto ao uso inadequado que fiz da palavra "literalmente". A intenção não foi correspondida com o termo, visto que realmente não podemos ter o mundo em nossas mãos. E também, quando disse que estamos a mercê da informação, quis dizer que estamos sujeitos a encontrar todo o tipo de informação: verdadeira, falsa, relevante, insignificante e que justamente precisamos desenvolver o nosso senso crítico para filtrar essas informações e não ser impregnado por ideias que não correspondem à verdade, pois a mídia serve também para manipular a opinião pública, vender produtos, disseminar ideologias.
      Quanto a atividade quatro, vou revisar e melhorar o texto.

      Excluir
    3. Retificando a questão Nº 04
      As políticas sociais vêm transformando as relações de trabalho, através da inserção das tecnologias digitais, de forma significativa no cotidiano dos profissionais de todas as áreas. Impulsionado pelos avanços tecnológicos, o professor modifica sua prática pedagógica, utilizando-se de ferramentas que não tem conhecimento, em nome do valor dado ao acesso rápido e estratégico de informações.
      Com relação à prática pedagógica, por mais que a educação se transforme com um emprego de novas metodologias e tecnologias, o professor, através da sua postura e do seu conhecimento, é quem efetiva a utilização desse aparato tecnológico e científico. Dessa forma, redimensiona o seu papel, deixando de ser o transmissor de conhecimento para ser o estimulador. “O professor se transforma agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar a informação mais relevante”.(Moran, 1995).
      Segundo José Manuel MOran, o professor, com o uso das novas tecnologias em sala de aula, pode se tornar um orientador do processo de aprendizagem, trabalhando de maneira equilibrada a orientação intelectual, a emocional e a gerencial. (Moran, J., 2000).
      Marcos Masetto dá uma nova perspectiva para o uso do computador em especifico,apesar de sabermos que mídia não se restringe apenas a informatica, em sala de aula, a necessidade de desenvolver o lado pedagógico da relação dos alunos com a informática, tirando proveito daquilo que eles gostam para otimizar o processo ensino-aprendizagem.
      Segundo ele “... o professor que trabalha na educação com a informática há que desenvolver na relação aluno-computador uma mediação pedagógica que se explicite em atitudes que intervenham para promover o pensamento do aluno, implementar seus projetos, compartilhar problemas sem apresentar soluções, ajudando assim o aprendiz a entender, analisar, testar e corrigir erros”.(Masetto, M., p. 171, 2000).
      O acesso a Internet é uma ferramenta que pode facilitar na inovação de propostas pedagógicas alternativas, bem como no contato com o conhecimento de ponta para poder comparar e avaliar as propostas. Isso se faz possível, uma vez que as escolas se encontram equipadas tecnologicamente.

      A teorização da prática faz parte da atuação pedagógica. Com o confronto entre teoria e prática, surge uma relação dialética que garante um processo construtivo da aprendizagem. “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo”.(Freire, P., 1998, p.24).

      Excluir
    4. Bom dia Keyde, consegui acessar a atividade postada em seu facebook. Deu certo a maneira que publicou.

      Excluir
  11. Olá professor, minhas respostas sobre a entrevista de Marcelo Tas estão em meu Blog: http://www.larunacarrara-cartazes.blogspot.com/2012/01/atividade-2-sobre-entrevista-de-marcelo.html. Os comentários sobre as respostas de meus colegas estão na plataforma, como resposta às postagens deles.
    Abraços virtuais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laruna, quando você cita a ferramenta “Google” como sendo importante no auxílio para a busca de informações, também vejo desta forma, com o detalhe de que, enquanto educadores, precisamos fazer uma mediação adequada das informações encontradas, pois o que se percebe é uma grande maioria de sujeitos-educandos com facilidade de encontrar uma infinidade de informações, mas não terem um conhecimento adequado para lidarem com os achados. Marcelo Tas nos coloca sobre uma forma errônea de considerar um amontoado de informações e notícias como algo relevante, por estar sendo repassado ou falado em grandes proporções, o que em realidade não é. Quem não tem um conhecimento e não recebeu ainda a mediação adequada não consegui ter o discernimento necessário para considerar tal notícia relevante ou não.

      Excluir
  12. A tecnologia digital precisa ainda ser entendida por nos professores com ferramenta que facilita, não só o nosso acesso a varias informações, mas também aos nosso aluno.E como profissionais pesquisadores devemos no utilizar disto e trabalhar em sala com formação de pesquisadores e intérpretes desta nova foram de informação e comunicação.
    Postei o meu texto no meu blog:O desejo de ensinar e a arte de aprender, site:aartedeaprenderprofanaflavia.

    ResponderExcluir
  13. site.htt://wwwaartedeaprenderprofanaflavia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Flavia, não consegui acessar o seu blog. Verifique a URL. Grata

      Excluir
  14. O endereço da Ana Flavia: http://aartedeaprenderprofanaflavia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, este é o endereço de minha postagem...
    http://artevisualidade.blogspot.com/2012/01/aquecimento-com-marcelo-tas.html

    ResponderExcluir
  16. Olá professor estou disponibilizando meu comentário no http://deisemidias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Prof. Desculpe a hora que postei minhas reflexões estou meio atrasada. Mas aqui está o link.

    http://professoraedleiaalves.zip.net/

    Obrigada. Boa Noite

    ResponderExcluir
  18. link da atividade II http://www.facebook.com/profile.php?id=100002913926589

    ResponderExcluir
  19. Caro Professor! acabei de criar o meu blog e gostaria q falasse mais a respeito do filtro relacionado a cultura digital ou cibercultura por Lucia Santaella.
    (postei meus comentários no fórum de atividades 2 na plataforma)

    http://divinaapcarvalho.blospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Divina. Vi seu blog, gostaria de ler suas respostas sobre o texto, ok? Abs

      Excluir
  20. Olá a todos os colegas e Prof. Cleomar
    a minha atividade está no link abaixo
    http://brigitteluiza.blogspot.com/2012/01/sociedade-cultura-e-tecnologias-cultura.html
    Aguardo os comentários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário feito em seu blog. Abs

      Excluir
    2. Professor, agora os comentários já estão no meu blog, fique a vontade.bom domingo pra você e um grande abraço.

      Excluir
  21. Caro Professor, já acabei de criar o meu blog nas duas atividades...

    carisio.blopspot.com

    ResponderExcluir
  22. Caro Prof.
    Reli e retifiquei a resposta da atividade 3, conforme sugerido. Espero que agora esteja ok.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  23. Nobre Prof.
    Atividade 2
    http://quimica-no-dia-a-dia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Apesar de somente hoje ter feito minha atividade, quero dizer que não conhecia nada teoricamente falando da Cultura das Mídias e parabenizo pelas escolhas dos textos, pois uma luz foi acesa perante meus olhos cegos diante do assunto e agora já vejo de uma forma mais ampla. Publiquei minha atividade no endereço: http://www.facebook.com/elijaneo

    ResponderExcluir
  25. O meu entendimento do texto está no blog:


    http://alessandroromeiro.blogspot.com/


    Aguardando os comentários.

    ResponderExcluir
  26. Olá a todos e todas!

    Sou do polo de Alexânia (Grupo 2)
    Segue o link (http://divinapereiraprimo.blogspot.com/) para ler e comentar minha postagem da atividade - 2ª Semana - aquecimento com o apresentador Marcelo Tas.


    Abraços,
    Divina Pereira Primo

    ResponderExcluir
  27. Olá pessoal!
    Deixei um retorno à atividade (Grupo 2) no blog http://xarlles.blogspot.com/2012/01/cultura-digitalbr-midias-na-educacao.html

    Aguardo a visita de todos e possível comentário!

    Charles.

    ResponderExcluir
  28. Vídeo recomendado... entrevista com Marcelo Tas, parte III.
    http://www.youtube.com/watch?v=lfErTsJAm7Q&feature=endscreen&NR=1

    ResponderExcluir
  29. RESPOSTAS.

    1-Marcelo Tas critica a forma preconceituosa, de alguns profissionais da educação que apresentam resistencias ao uso das novas tecnologias no meio escolar e subestimam até mesmo o aprendizado ,e não observam que com o uso das mesmas facilita o repasse das informações, pela agilidade da comunicação .Ex: numa aula de história antiga,se passar primeiro um filme do tema o aluno assimilará com muito mais facilidade o conteúdo. Lúcia Santaella deixa claro que:"As mídias são os meios,como o próprio nome diz,são simplesmente meios,isto é,suportes materiais,canais físicos nos quais as linguagens se corporificam e através dos quais transitam."

    2-Marcelo Tas, critica o modo de nós da era não digital lidar com o novo.Temos medo de errar, paramos na primeira barreira que encontramos , falo de mim mesmo no momento do envio das atividades do curso. Temos que vencer esse medo e clicar,tentar,interagir enfim navegar na plataforma em vez de ficar achando que está difícil o acesso,afinal a vários caminhos para o envio ex: blog,chat,fórum e outros mais ,o que não pode é não tentar não é mesmo?

    3-Quanto ao discernimento,Marcelo enfatiza que é fundamental que tenhamos esse potencial para usarmos os recursos teconológicos em prol do ensino apredizagem,até porque hoje o professor precisa ser mediador do saber e não o dono do saber,Marcelo ainda efatiza que"A educação é uma questão séria nesse momento,medidas tem que ser tomadas de imediato." e na minha opinião esse curso é uma medida especial mais é preciso que mais profissionais tenha esse conhecimento para que professor e aluno fale a mesma linguagem.

    4-De encontro ao pensamento de Marcelo Tas José Manuel Moran coloca "o que faz a diferença no avanço da educação é a qualificaçaõ das pessoas." Com essa idéia aumenta mais a responsabilidade de fazermos com que na educação encontremos novos caminhos de integração do humano e do tecnológico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Divina, concordo mesmo com você quando enfatiza que há profissionais da educação que resistem ao uso dos meios tecnológicos, e isso, é um caso a pensar seriamente quanto ao fato de não sermos detentores do conhecimento e sim de buscarmos meios de tornarmos nossas aulas prazerosas e que transmitam algum significado real aos nossos educandos. Muitos educadores acham que a qualificação profissional deve ser proporcionada pelos sistema educacional do qual fazemos parte, no entanto, e as nossas conquistas pessoais, nossas inovações profissionais ocupam que espaço em nossa vida? Realmente, era o caso de termos mais colegas participando de um curso como esse para perceber a importância do uso social das novas tecnologias.
      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Bem, divina! Revejo em seu texto acontecimentos que vivenciamos todos os dias na escola. A tecnologia é uma ferramenta utilizada hoje por algumas pessoas informadas, não só para se adequarem ao corre-corre do dia-a-dia, mas também para filtrar informações relevantes e fazer que o tempo seja mais espaçoso. Alguns profissionais da educação veem essas ferramentas como um atraso aos seus afazeres, mas não aceitam que a idéia de nunca ter tentado utilizar os meios tecnologicos é um fracasso individual, focando suas desculpas em omissão.

      Excluir
  30. Professor ,gostaria que vc falasse a respeito da filtragem que traz a questão 5. não sei se estou certa,para filtrar temos primeiro que aprofundar o máximo nesse "novo" ambiente digital, para poder orientar nossos alunos o caminho melhor a seguir? será por aí a idéia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filtro é um precesso de seleção. Desde a cultura das mídias temos mais informações que suportamos consumir, o que exige seleção de nossa parte. Nisto consiste o filtro: a seleção. O ambiente digital traz uma cultura do acesso, aquela que escolhemos o que consumir, enquanto informação. O filtro, nosso processo de seleção, está sempre convocado, na medida em que escolhemos os links, as fontes, os sites, as informações. É preciso, então, termos discernimento para validar e selecionar informações relevantes, a nova medida de valor desta cultura.

      Excluir
  31. Professor fiz uma nova postagem, gostaria de saber se atendi ao que pediu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Professor, postei a atividade no endereço http://www.facebook.com/groups/294834553897649/
    Espero que seja possível um retorno, já que estou postando um pouco atrasada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Já criei meu Facebook. Agora as atividades serão postadas lá. http://www.facebook.com/reqs.php#!/profile.php?id=100003497370654

    ResponderExcluir
  34. 1-Mesmo sendo uma ferramenta importantissima para o desenvolvimento daa atividades pedagógigas,a inclusão digital ainda é um problema a ser superado no contexto de melhorar a prática pedagógicas com o uso das tics que a escola oferece e que hoje são muitos e estão a disposição do professor para planejar as suas aulas.
    2-O professor mesmo com a evolução dos tempos carrega aquela ideia que precisa saber de tudo,tem medo do novo,da descoberta e os de fim de carreira então,não se preocupam em mudar.E isso é um entrave para que as tecnologias façam parte do trabalho pedadagógico e também possa auxiliar na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos educandos.
    3-O professor precisa saber utilizar as tecnologias com qualidade,para que estas tornem possível seu trabalhador enquanto educador atraente para seus educandos.Lembrando semprer que a linguagem visual e sonora é muito mais atrativa para os educandos.Por isso o professor deve interar-se desse processo de transformação educacional pelo qual estamos passando.
    4-Não adianta a escola oferecer inumeras tecnologias,se as mesmas não fazirem parte do fazer pedagógico.è necessário que a comunidade escolar se envolva nesse processo e discuta entre seus membros a importância desses recursos,que muitas vezes foram pedidos pelos profissionais e agora estão aí e muitos não utilizam.
    5-A veducação é um processo de busca,o professor deve nortear o caminho para que o educando consiga aprender de maneira clara e objetiva.Por isso deve se preparar a cada dia mais,buscando sempre conciliar as tics com o seu planejamento diário no processo de ensinar e aprender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você quanto à necessária construção midiática de conhecimento para os professores. Mas, discordo no tocante à generalização. Nem todos os profissionais em final de carreira são morosos,nem todos pensam serem detentores do saber. Há meios termos bastante saudáveis nesses quesitos. Referindo-me já à questão da motivação para com os alunos nesta concordamos plenamente já que cabe ao professor ser o condutor do caminho a ser percorrido pelo discente na construção de seu saber.

      Excluir
    2. Olá professora, destaco também, que além de saber utilizar os equipamentos midiáticos ou a "bicicleta", o professor precisa saber envolver os alunos na observação da "viajem" e deixar que os mesmos intentem realizar uma narrativa da mesma. Acho que assim teremos um professor mediador coerentemente inserido no contexto desta chamada era digital.

      Excluir
  35. Agradeço a atenção e peço um retorno sobre minha resposta! http://www.facebook.com/#!/groups/294834553897649/

    ResponderExcluir
  36. Prof. Cleomar estou grata pelas considerações.Vou acrescentar à questão n. 4.

    ResponderExcluir
  37. Olá Professor Cleomar, só agora consegui postar a segunda atividade. Achei muito interessante a proposta. Mesmo fora do prazo estipulado espero poder contar com sua avaliação e opinião. O endereço do blog onde estou postando as atividades é http://blogdogreik.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  38. Os comentários destas questões estão publicadas no YouTube, na forma de vídeo. Procurem pelo vídeo nominado "Comentários - aquecimento" e encontrarão.

    Abs,

    CR

    ResponderExcluir
  39. Meus comentários, mesmo fora do prazo:

    http://www.youtube.com/watch?v=CBL7cZ_Q_sY

    Boa semana a todos,
    Helen Guimarães

    ResponderExcluir
  40. Olá professor Cleomar, obrigado por ler e comentar minhas respostas, na verdade, na questão 3 uso a palavra audiência equivocadamente, sem dúvida nenhuma, a palavra que se encaixa naquele contexto é sim relevância.

    Obrigado!

    ResponderExcluir